Os 8 Sabbats

Os significados, elementos e magias de cada Sabbat.

Samhain
(31 de Outubro / 1 de Novembro)

Cuja pronuncia correta é (souêin) era o mais importante dos Sabbats, pois marcava o final de um ciclo e o inicio de outro, era o Ano Novo Celta. Os Celtas veneravam a constelação das sete estrelas conhecida como Plêiades. No dia 31 de Outubro, essa constelação alcança o seu ponto mais centretorial no céu, antes de começar sua lenta descida rumo ao hemisfério sul.
Nesta data, comemoravam o terceiro e ultimo festival da colheita e o dia dos mortos, o grande dia da travessia, um momento de comunicação com as energias de nossos antepassados e iluminação para elas evoluírem.
É a noite de ajuda mutua, encaminhamentos, visões, previsões e divinações, propícia à reflexão sobre o passado para libertação dos medos e reciclagem das limitações para o advento de mudanças e transformações.
Com a inquisição surgiu o calendário romano, que, em substituição, comemora nesta data o Dia de Todos os Santos e o de Finados.

Ervas do Samhain:
Fumária: para purificação pessoal ou do ambiente e para expulsar espíritos indesejados
Losna: para evocar os espíritos e para aumentar os poderes psíquicos
Alecrim: para recordação dos antepassados
Sálvia: para limpeza e purificação

Magia:
Este festival pode ser marcado por uma toalha de altar preta, lanternas de abóboras entalhadas, uma vela branca para representar o espírito e uma vela preta para representar os ancestrais. Sempre acenda a vela branca antes de venerar o grande mistério. Disponha sobre o altar os cristais que aumentam os poderes psíquicos, como a água-marinha ou o quartzo transparente, e queime fumária para dissipar quaisquer energias negativas, seguidas de losna, para evocar os espíritos guardiões.
Chá da Divinação
Este chá ajuda a aguçar os sentidos e abrir a mente, especialmente durante o Samhain. Não é recomendável ser tomado por mulheres grávidas ou por pessoas com histórico de instabilidade mental.
1 colher de chá de tomilho fresco, 1 colher de chá de milefólio fresco ou desidratado, 1 colher de chá de Artemísia desidratada, 1 pedaço de canela em pau, 4 cravos da índia, 1 folha de louro, mel de folha de laranjeira, 1 e ¼ de xícara de água mineral.
Coloque as ervas em recipiente de cerâmica ou vidro, junte a água fervendo e cubra. Deixe em infusão por cinco minutos. Coe e adoce a gosto com o mel. Beba lentamente e evite dirigir ou operar maquinas por no mínimo 2 horas.

Yule ou Alban Arthuan – Solstício de Inverno
21/22 de Junho no hemisfério sul
21/22 de Dezembro no hemisfério norte

Este festival marca a véspera do renascimento do Sol.
É a época do Natal. A troca de presentes no Natal tem raízes em uma cerimônia antiga chamada “give away”, onde as pessoas traziam objetos que foram importantes na sua vida para dá-los para outra pessoa contando a historia da sua energia.
Sendo a noite mais longa do ano, ela denota o fim do poderes lunares sobre a terra.
A energia é de recolhimento, reabastecimento, reciclagem, regeneração e reflexão. O clima é de comemoração, alegria e confiança na renovação e renascimento.

Ervas do Solstício de Inverno:
Pinheiro, visco, azevinho, hera, cravo-da-índia, olíbano, canela, junipero, cedro amarelo.
Incenso de inverno:
1 colher de chá de bagas de junipero, 3 colheres de chá plíbano, 2 cravos- da-índia, ½ colher de cha de canela, a casca ralada de uma laranja,, estoraque para dar liga, 2 colheres de chá de agulhas de pinheiro.
Coloque todos os ingredientes, exceto as agulhas de pinheiro, num pilão. Moa todos juntos até só restarem grãos pequenos. Misture as agulhas de pinheiro, coloque tudo dentro de um jarro e deixe curtir por 7 dias, mexendo de vez em quando para misturar os ingredientes. Borrife um carvão em brasa, e usando um turíbulo, defume sua casa. Esse aroma evoca a sensação de vigor.

Imbolc, Candlemas ou Oimelc
(1 e 2 de Fevereiro)

Imbolc, que se pronuncia imouc, quer dizer “leite de ovelha”, elemento muito usado em purificações. Esta data é de celebração e doação, por que segue a tradição do hemisfério norte, quando o inverno esta acabando e os alimentos estão escassos, marca o inicio da estação fértil do ano e celebra o retorno da noiva virginal à terra; é o momento de despertar as sementes enterradas na terra congelada e enterrar as energias negativas e as dificuldades do inverno, acendendo fogueiras nas encruzilhadas, para depois fertilizar a terra com sal e as cinzas.
É o momento do despertar de todas as sementes pela purificação, para o renascimento espiritual e material.
A tradição venera a deusa Celta do Fogo e da fertilidade Bridgit, que corresponde à santa Brígida que foi a parteira que auxiliou a Virgem Maria.
Ervas do Imbolc:
Flor de macieira, sorveira brava, primavera, campânula-branca, angélica, mirra, íris.
Magia da libação do leite:
Na ocasião do Imbolc, costuma-se fazer uma libação de leite para espalhar em torno da propriedade, do terreno ou do espaço sagrado, em homenagem a Mãe, e para garantir bênçãos na estação seguinte.

Magia:
Num recipiente de cerâmica misture 1 e ¼ xícara de leite, um punhado de violetas, um punhado de angélica e uma colher de chá de grãos de mirra. Aqueça em fogo brando, mexendo de vez em quando, por dês minutos. Coe e deixe esfriar.Derrame em pontos chaves do terreno, como portões cercas, arvores, canteiros de flores, poços e cursos d’água. Agradeça à deusa pelas dádivas e abençoes sua propriedade com o coração cheio de gratidão.

Ostara, Eostar ou Alban Eilir – Equinócio da Primavera
21/22 de Setembro no hemisfério sul
21/22 de Março no hemisfério norte

O equinócio da primavera ocorre quando a noite e o dia tem praticamente a mesma duração. Existe uma tensão entre luz e trevas de a atingir o equilíbrio, e a energia do inverno dá passagem à primavera.
É um festival que marca o despertar da natureza e o aumento da luz solar. Os povos antigos comemoravam nesta data a morte e o renascimento de vários deuses; a Igreja Católica celebra a morte e a ressurreição do Mestre Jesus na páscoa, que cai numa data próxima ao equinócio. No entanto trata-se de uma data móvel, pois ela cai sempre no primeiro domingo de lua cheia após o equinócio de primavera, numa referencia à suas origens pagãs originais.
A palavra páscoa deriva da deusa da fertilidade, Eostre ou Ostara. Esse festival é a época dos ovos decorados, das lebres e coelhos (consagrados a deusa da fertilidade), da confecção de uma nova vassoura de videiro e de instrumentos cerimoniais. Também é a época de abençoar as sementes ou grãos, antes de plantá-los na terra.

Ervas de Ostara:
Bolotas, jasmim, manjericão, mirtilo, mandrágora, milefólio.
Cerimônia da Semente dos Sonhos:
Desenhe o circulo mágico e o dedique a Ostara, coloque sobre o altar um recipiente cheio de sementes de sua escolha, pegue as sementes nas mãos e peça que ela os abençoe.
Pegue uma semente e faça um pedido (relacionamentos, emprego, negócios). Imprima o pedido na semente e peça a Ostara que a faça crescer forte e saudável, como um símbolo de fertilidade em sua vida. Plante as sementes e cuide delas com amor e afeto, pois a medida que elas crescerem você crescerá junto com elas.

Beltane
30 de Abril / 1 de Maio

Beltane, que se pronuncia belteini, simboliza o fogo de Belenos, o deus Celta. Festival que celebra a sexualidade, o acasalamento, o casamentos, os filhos, as fadas, e à fertilidade, no qual as fogueiras representam papel principal. Os casais saltam a fogueira de Beltane para reafirmar sua união. Por isso, o ideal é que seu altar tenha uma grande quantidade de velas acesas nesta época do ano, para reverenciar o poder ascendente do Sol.
A energia é de paixão , excitação, complementação, sensualidade e fertilidade na entrada do quinto mês, quando os cinco sentidos estão plenamente evidenciados.
Ao contrario do que se pensa, o mês de Maio não bom para as uniões, por ser um período de muita alteração nas energias e nos sentidos, quando o equilíbrio energético não está centrado para o casamento.

Ervas de Beltane:
Nozes, avelãs, pinhas, amendoeira, pilriteiro, rainha dos prados, hera, ilangue-ilangue.
Cerimônia da Decoração da Arvore:
Decore uma bela árvore com longas fitas vermelhas e brincas, fazendo um pedido, cada vez que amarrarar uma fita nos galhos, para conseguir as bênçãos do povo das fadas. Agradeça também à magia presente em sua vida (esteja você consciente dela ou não).

Litha ou Alban Heflin – Solstício de Verão
21/22 de Dezembro no hemisfério sul
21/22 de Junho no hemisfério norte

Este festival representa a época do fértil e selvagem Homem verde – o florescente deus do carvalho e a manifestação do crescimento e da maturidade. É o dia mais longo do ano, quando o poder solar está em seu zênite. Nessa data concentre-se na prosperidade, na riqueza e na abundancia, pois sua energia é de ação, força, coragem, vida, transformação, e realização dos desejos.
As cores vivas devem tomar conta de seu altar, ao lado de símbolos solares e música. Espalhe grãos de alfazema sobre seu altar e aqueça óleo aromático de rosas para evocar sentimentos de amor.

Ervas do Solstício de Verão:
Artemísia, rosa, bolota, verbena, samambaia, hera, carvalho, cravo.
Tirso da Fertilidade:
Peça permissão a uma árvore, para tirar dela um galho pequeno com o qual você fará um tirso. O galho concedido lhe será mostrado. Tire a casca e lixe-o Fixe uma pinha na extremidade superior do galho, usando cola ou arame. Amarre abaixo da pinha um barbante adornado por contas com pena de ganso em seu orifício. Amarre fitas vermelha e verde na extremidade superior do galho, de forma que elas fiquem penduradas em torno do tirso. Prenda galhos de hera ao longo do tirso, da maneira que achar melhor. Dedique seu tirso ao Homem Verde, pedindo que ele o abençoe.

Lughnassadh ou Lammas
31 de Julho / 1 de Agosto

O Lughnassadh, que se pronuncia lunasá, marca o fim do reinado do Sol, quando ele sai de cena e dá lugar aos poderes ascendentes da Lua. É o festival da colheita, quando os frutos da estação precisam ser colhidos. Lugh, o deus guerreiro da Luz e do Sol, é evocado para dar proteção as colheitas. Segundo a lenda Lugh morria na colheita dos grãos e era enterrado no plantio das sementes para poder renascer na próxima colheita.
O altar deve ser enfeitado com pães e bolos.

Ervas de Lughnassadh:
Aveia, amora preta, milho, maçãs, malva-rosa.
Pão da colheita:
Ferva 1 xícara de água mineral e deixe amornar. Acrescente 3 colheres de chá de fermento biológico e 3 colheres de chá de açúcar, mexendo até que dissolvam, deixe a mistura num local aquecido até que seja ativada. Acrescente 8 xícaras de farinha integral, 2/3 de xícara de aveia orgânica, 3 colheres de sopa de sementes de abóbora, 3 colheres de sopa de óleo de gergelim e leite de soja para dar a liga, misturando-os. Cubra a massa e deixe crescer em lugar aquecido por 45 minutos. Amasse bem divida em dois pedaços e jogue 2 colheres de sopa de sementes de abóbora e então asse em fogo médio por 40 minutos, ou até o pão parecer oco ao bater nele.

Mabon ou Alban Elfed – Equinócio de Outono
21/22 de Março no hemisfério sul
21/22 de Setembro no hemisfério norte

Este festival presta homenagens à Herne, o senhor da caça – o lado obscuro do Homem Verde.É o festival do agradecimento, quando oferta de sidra, vinho e suco de maçã são derramados na terra. É a época de preparar a casa para o inverno que está próximo.O altar deste equinócio reflete o equilíbrio entre o dia e a noite. A sidra deve ser usada como oferenda, junto com maçãs, pão e bolos, coloque um vaso com cravos para atrair a sorte e prosperidade.
É um festival com energia de realização, colheita e agradecimento. E clima de gratidão, preparação ao recolhimento, à introspecção e reavaliação.
É a festa de ação de graças do povo Celta, a hora de agradecer pela abundancia da terra. Os ancestrais eram reverenciados com oferendas de comidas em seus túmulos.

Ervas do Equinócio de Outono:
Maças, cravo, flor da paixão, milho, mirra, patchouli.
Cerimônia do Esbat da Lua Cheia:
Desenhe um circulo mágico. Acenda nove lamparinas ou velas pequenas brancas à sua volta, começando no Leste e seguindo sentido horário. Fique no centro do circulo, mantenha braços e pernas esticados e evoque a divindade Isis, inspire a essência da lua e faço seu pedido. Agradeça. Encerre a cerimônia, apagando as velas desta vez em sentido anti-horário começando pelo Norte. Feche o circulo mágico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário